Procedimentos de avaliação

PROVAS INTERNAS:

1. Bimestral: Prova dissertativa, constante de calendário, visando à interpretação,  reflexão  e argumentação. Produzida e pautada disciplinarmente por conteúdos e atividades do material didático, conforme orientação dos autores, subsídios indicados da programação curricular, pesquisa de textos e leituras adicionais e experiências de aulas e eventos. 

2. Atividades Planejadas: Durante o bimestre, compondo o processo de Recuperação Contínua/Paralela, serão desenvolvidos e acompanhados exercícios complementares, trabalhos de pesquisa e de grupo, tarefas de casa, participações em eventos, simulados-extras, plataforma Plurall, plantões de apoio/dúvidas, intersecções com o projeto de leitura, dentre outras formas de avaliação, estímulo e diversificação.

 

PROVAS EXTERNAS:

1. Prova diagnóstica: De modelo objetiva e destinada aos alunos do nono ano. Produzida pelo Sistema Anglo de Ensino, constante de calendário, voltada para avaliar o desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A base será das matrizes de referência da prova Brasil e os resultados calculados na TRI (Teoria de Resposta ao Item) de acordo com a escala de proficiência do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Como resultado, norteada pelos temas e objetivos de aprendizagem do material didático, serão fornecidos à Escola índices pautados nos descritores.

2. Avaliação AngloProva multidisciplinar, objetiva, produzida pelo Sistema Anglo de Ensino, constante de calendário, cujos resultados poderão ser acompanhados por alunos e pais através de boletim on-line. A programação dos conteúdos e a estrutura seguirão a programação disposta pelo material didático.  O Sistema oferecera boletim on-line analítico de desempenho.

3. OBA: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: Prova objetiva/dissertativa, constante de calendário, produzida pela Sociedade Astronômica Brasileira, compatível com os conteúdos abordados nas disciplinas de Ciências e Geografia.

 

4. OBM:  A Olimpíada de Matemática, nos moldes atuais,é disputada desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria. Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)  desde 1979.  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato, mantendo a ideia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

 

OBSERVAÇÕES:

a) A Educação Física é componente curricular obrigatório e terá avaliação apurada mediante assiduidade do aluno no desenvolvimento das atividades e relatório de acompanhamento por parte do professor.

b) A avaliação da disciplina de Educação Artística pauta-se pelo empenho do aluno na execução dos  trabalhos,  na relação destes para com a proposta pedida, destacando-se a criatividade e a evolução da estética, respeitando-se a individualidade  e  valorizando  o  processo  e  não  o  resultado.

c) Provas substitutivas: Ao aluno que faltar à avaliação agendada em calendário (com exceção da prova OBA), será concedida uma segunda oportunidade, mediante requerimento a ser preenchido. Haverá cobrança da taxa de R$ 50,00 para cada dia de prova perdida, independente dos motivos que justificaram a ausência.

d) Com exceção das provas finais de recuperação, todas as avaliações durante o ano, após corrigidas pelos professores e supervisionadas pelo setor de orientação educacional, são comentadas em aula e devolvidas aos alunos, sendo responsabilidade da família conferir e acompanhar os resultados obtidos.