Biblioteca

     A função da biblioteca escolar é ir ao encontro das necessidades de nossos alunos e contribuir para a consecução dos grandes objetivos de promoção da leitura e dos seus inúmeros benefícios.

     A nossa biblioteca procura levar em conta a diversidade de públicos quantos aos interesses, gostos, aptidões, nível escolar e idade; por isso, aceitamos sugestões para a compra de títulos que integram nosso acervo.

      Do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, os alunos visitam a biblioteca acompanhados pela professora, semanalmente. Retiram livros e levam para ler em casa. A professora aproveita o momento para orientá-los quanto à leitura mais indicada para a faixa etária e também para contar histórias.

      Do 6º ano do Ensino Fundamental às séries do Ensino Médio e extensivos, eles são livres para frequentar a biblioteca quanto quiserem. Para incentivá-los, temos a galeria “Machado de Assis”. Fazem parte dela os alunos que se destacaram pela quantidade de livros retirados e também pela constatação de que o gosto pela leitura é legítimo. Preparamos, quando isso acontece, uma solenidade em sala de aula na qual os pais são convidados a prestigiar à entrega do quadro “Leitor-destaque”, um livro de Machado de Assis e uma agenda com a réplica do quadro.

      Para todas as turmas, há também o Projeto de Leitura em que são adotados livros bimestralmente e que podem ser encomendados na biblioteca, para maior comodidade dos pais.

      Objetivando estimular nos alunos a correta construção ortográfica, realiza-se com o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental o Projeto Soletrando, no qual os finalistas ganham prêmios e troféus.

      Enfim, a biblioteca procura criar e manter o constante interesse e o prazer pela leitura; só assim haverá o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida.

 

Professora responsável: Lúcia Souza de Freitas.