EF 7º ANO - É possível surgirem moscas nas bananas?

EF 7º ANO - É possível surgirem moscas nas bananas? - 09/02/18

        A professora de Ciências Sara Monise de Oliveira desenvolveu com os alunos no laboratório um experimento que durou duas semanas, relacionado aos estudos sobre os seres vivos.

    Antigamente, acreditava-se que organismos considerados muitos simples, como insetos, vermes, sapos, poderiam surgir espontaneamente da matéria morta ou inanimada. A crença de que seres vivos podem originar-se de matéria morta ou inanimada é chamada de geração espontânea ou abiogênese.

    Hoje, sabemos que a geração espontânea não é possível e que um ser vivo só pode nascer de outro ser vivo, o que caracteriza a biogênese.

     A partir do século XVII, alguns cientistas, como o médico italiano Redi, realizaram experimentos, verificando, por exemplo, que os vermes surgidos na carne em putrefação eram larvas de ovos de moscas. Após algum tempo os ovos se transformavam em larvas e depois em moscas. Com esse experimento, a maioria dos cientistas passou a duvidar de que animais pudessem surgir por geração espontânea.

    Dessa forma, o experimento com a banana apodrecendo foi realizado pelos alunos,  simulando o experimento realizado por Redi.