EI - Nível I - Claude Monet

EF - Nível I - Claude Monet - 30/11/-1

Os alunos da Educação Infantil,  Nivel I, orientados pela professora de Educação Artística Marinês Esperança, conhecem a vida e obra do pintor Claude Monet* e pincelam a paisagem  "A ponte japonesa de pedestres".

*Claude Monet nasceu em Paris, em 1840. Foi um grande pintor e uma das figuras mais importantes de um movimento artístico conhecido como Impressionismo.

Monet - pintando em seu jardim

Muitos dos seus quadros retrataram a água. Barcos, Oceanos, lagoas e lagos eram alguns de seus temas favoritos.

Terraço em sainte

Quando era pequeno, sua família mudou-se de Paris para Le Havre, junto ao mar e continuou desenhando, até que um conhecido o convenceu a tentar a pintura. Monet adorou a idéia de pintar. Em 1862, deixou Le Havre para estudar em Paris. Lá conheceu outros pintores e fez amizades com Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley e Frédéric Bazille.

Mulheres no Jardim

Para pintar as mulheres desse quadro, usou sua modelo favorita, Camille.Monet e Camille se apaixonaram e se casaram alguns anos depois dessa obra.

Caminhada em uma falésia em Pourville

 

O grande salão de Paris não deu importância ao pintor e a seus amigos. Eles, então, decidiram organizar sua própria exposição. Queriam que as pessoas sentissem o colorido das pinturas feitas ao ar livre. Acreditava importante pintar cenas do dia-a-dia e tentou fazer cores, sombras e luz tão reais quanto possível.

Ponte japonesa de pedestres

Morando na cidade francesa de Giverny, construiu um jardim aquático e o pintou até o fim da vida, aos 86 anos. Essas pinturas estão entre as mais belas que ele já fez.