Na “aula da vida”, todos foram professores ! - 26/11/2018

          Nas aulas de redação do ensino médio, além da técnica, do repertório e dos recursos linguísticos aprofundados ao longo do ano, acompanhados de treinos para o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) que envolve temas sociais brasileiros, a vivência dos alunos, ao visitar um lar de idosos, foi um momento de destaque. Ao discutir o tema “A importância da valorização do idoso na sociedade brasileira”, foram levantados dados estatísticos sobre a expectativa de vida do brasileiro, pesquisa sobre a situação do idoso das diversas classes sociais, saúde, previdência social, mercado de trabalho e abandono. Sempre acreditei em que a educação precisa colocar a pessoa humana no centro do processo da aprendizagem, portanto, no atual pluralismo multicultural, o objetivo das atividades de leitura e escrita foi o respeito aos Direitos humanos, com o intuito de formar cidadãos críticos e autônomos.

      Trabalhando este tema, começando pela técnica dissertativa-argumentativa, produzindo o projeto de texto e com todas as competências exigidas necessárias para a produção textual, os alunos foram orientados a pesquisar sobre a real situação dos idosos brasileiros, formando grupos de discussão e assistindo ao filme El estudiante,  que trouxe subtemas, como por exemplo o conflito entre gerações e também o sonho de um estudante universitário que entra na faculdade bem avançado em idade. Por último, realizaram a visita em um lar de idosos da cidade.

      A ideia não foi, simplesmente, a tradicional visita de ação de caridade, mas sim, a realização de um grande encontro, com uma visão sociológica, tomados por uma postura de cidadania, analisando a rotina, a estrutura do local onde vivem 30 idosos e observando o tratamento que ali lhes é oferecido. Foi gratificante poder entrelaçar a prática docente de forma concreta através de uma nova leitura dos alunos sobre o tema. 

Como se deu a visita?

       O local escolhido foi o Lar São Vicente, onde moram em torno de 128 idosos. Ao chegarmos no local, fomos muito bem recebidos pelos responsáveis, em especial pela psicóloga do local, que nos conduziu até os idosos para que começasse a visita. Os alunos se mobilizaram e promoveram uma tarde agradabilíssima e contagiante, com muita música, conversas, histórias divertidas e curiosas. Ao final da visita, houve um lanche da tarde farto e apetitoso que foi oferecido e servido pelos próprios alunos.

     Foi um momento de grande respeito, harmonia e interatividade, pois cada aluno contribuiu voluntariamente, cada qual com sua habilidade e empatia.

      Ao concluir a atividade, chegou-se à conclusão de que o homem é um ser complexo em suas formas e expressões, e que, não importa a idade, deve ser tratado com amor e respeito. Aquilo que, para muitos, pode parecer desagradável e triste, transformou-se numa grande “aula da vida”, pois sem o fator humanizador não há, de fato, educação.