Recuperação, aprovação e retenção

RECUPERAÇÃO, APROVAÇÃO E RETENÇÃO

 

A RECUPERAÇÃO OBEDECERÁ AOS SEGUINTES PARÂMETROS:

1) A recuperação durante o ano (contínua/paralela) será através de Atividades Planejadas. Consideram-se as listas de exercícios, os trabalhos de pesquisa individuais e de grupo, as provas complementares, as tarefas de sala e casa, os eventos, os plantões de apoio, as aulas revisadas, as indicações adicionais de leituras e vídeos, os grupos monitorados, dentre outras iniciativas.

IMPORTANTE: O encaminhamento da criança para o plantão de apoio dependerá de análise cuidadosa da coordenação pedagógica junto com a professora de sala. Constatada a real necessidade, o trabalho será oferecido em período contrário, dependendo, portanto, dos seguintes critérios:

a) verificação de dificuldades acentuadas para domínio de um conceito fundamental ou falta de pré-requisitos curriculares;

b) defasagem devido a ausência da criança por motivos de doença;

c) Média bimestral de aproveitamento considerada insatisfatória (abaixo de 6,0).

2) A recuperação no final do ano será a intensiva com período definido para estudos e avaliações. A nota conseguida na prova será a Média Definitiva, exceto quando inferior à registrada anteriormente. Terá direito a participar todo aluno que obtiver Média Final inferior a 6,0 em qualquer disciplina, exceto Educação Física.

 

APROVAÇÃO:

Será considerado plenamente promovido à série subsequente, ou concluinte de curso, o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% das horas letivas e Média Final ou Definitiva igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.

RETENÇÃO:

A partir do terceiro ano, de acordo com os seguintes critérios:

a) Frequência inferior a 75% das horas letivas, independentemente dos valores obtidos de Média Final.

b) Média Final inferior a 6,0 em cinco ou mais componentes curriculares, qualquer que seja sua assiduidade.

c) Média Definitiva (Após estudos e provas de recuperação final intensiva) inferior a 6,0, em  um  ou  mais componentes  curriculares,  qualquer  que  seja  sua  assiduidade.