Nossa História

Nossa História

Até 1977, para a maioria dos concluintes do Ensino Médio, de Itapira e cidades vizinhas, galgar cursos superiores mais concorridos dependia dos cursinhos de Campinas ou São Paulo.

No final de 1977, um grupo de itapirenses envolvido com educação básica se empenhou para criar um cursinho preparatório para os vestibulares na cidade. Assim, no dia 20 de fevereiro de 1978, em salas de aulas alugadas da Igreja Matriz de Santo Antônio, aconteceram as primeiras aulas para duas turmas: cursinho para vestibulares e curso preparatório para os exames supletivos de 1º e 2º graus, com a denominação de Curso Santo Antônio. Contando com os melhores professores da região, além de ministrar as aulas, produziam o material didático em mimeógrafo à álcool e à tinta. Em maio do mesmo ano, o Curso Santo Antônio virou Curso Mac-Poli através de uma parceria com um famoso cursinho da cidade de Campinas que passou a fornecer as apostilas.

No ano de 1985, sentindo demanda para a instalação de uma escola particular de Ensino Médio, foi iniciado o processo de autorização de funcionamento junto à Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo. No dia 8 de novembro de 1985 o Colégio Integral Aplicado estava oficialmente autorizado. Concomitante à tramitação do processo de autorização, foram iniciadas as conversações com o Sistema Anglo de Ensino.

O Sistema Anglo de Ensino sempre foi e continua sendo extremamente criterioso no fechamento das suas parcerias, principalmente com aquelas autorizadas a usar a marca Anglo como identificação. Em 1986, três turmas do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) foram formadas. No ano seguinte, mais oito turmas do Ensino Fundamental (de 1ª à 4ª séries no período da tarde e de 5ª à 8ª séries no período da manhã). Em agosto de 1999, o Colégio Anglo se instalava em prédio próprio, na Avenida Jacareí, 885, onde permanece até hoje. Em 2007, com a aquisição da Escola Vivência, o Anglo de Itapira passou a oferecer os quatro níveis da Educação Infantil para crianças a partir de um ano e meio. 

Em 1988 nasce a unidade de Mogi Guaçu em prédio alugado na Rua Rio de Janeiro. Cinco turmas foram formadas (as três séries do Ensino Médio e duas turmas de cursinho, manhã e noite). Em 1989, diante da formação de duas turmas para a primeira série do Ensino Médio e da indisponibilidade de mais uma sala para o período da manhã, a solução foi deslocar a turma do cursinho matutino para o período da tarde e iniciar a construção do prédio próprio. No mês de agosto, daquele ano, todas as turmas foram transferidas para a Avenida Pouso Alegre, 110, próximo à divisa com a cidade de Mogi Mirim. Em 1990, foram abertas 8 turmas do Ensino Fundamental (de 1ª à 8ª). Em 2000, com duas turmas, infantil 2 e infantil 4, iniciaram as aulas da Educação Infantil no período da tarde. 

Nesses 42 anos, inúmeros desafios foram enfrentados, dentre eles a convivência com altas taxas de inflação e seguidos planos econômicos: Plano Cruzado I e II (1986); Plano Bresser (1987); Plano Verão (1989); Plano Collor I (1990) e II (1991) e Plano Real (1994). Esses planos, à exceção do Plano Real, na tentativa de frear a inflação pelo congelamento geraram conflitos com algumas famílias, momentos complicados.

Por outro lado, desde o início, firmamos a nossa marca de trabalho. Milhares de alunos passaram por nossas carteiras escolares, formaram-se e conquistaram excelentes resultados nas melhores universidades do país.

O Sistema Anglo de Ensino que comemora 70 anos de existência é a base do DNA das unidades Anglo Itapira e Anglo Mogi Guaçu, que estimula todas as potencialidades do aluno, para que ele desenvolva plenamente em um ambiente que lhe proporciona confiança. O aluno Anglo é o protagonista do seu futuro e agente ativo de mudança no mundo. Acreditamos no ensino com conteúdo, espírito jovem e moderno, movido pelo encontro entre tradição e inovação.

NOSSOS PILARES:

Ensino de excelência: ensino forte no procedimento e que exige disciplina e aplicação com resultados comprovados ao longo dos anos;

Autonomia: metodologia voltada ao desenvolvimento de habilidades e hábitos que promovem autonomia;

Resultados para a vida: preparação acadêmica e pessoal para vencer os desafios do presente e de um futuro em transformação.