B) Aulas digitais - Encontros

 AULAS DIGITAIS - ENCONTROS:

     As aulas virtuais não devem se confundir com a frequência e duração das presenciais. Na Escola digital, os encontros síncronos (ao vivo) e assíncronos (gravados) entre professores e alunos serão viabilizados pelo Hangouts Meet integrado à plataforma Plurall e terão, por nível de ensino, um horário semanal formulado para organização das famílias e rotina dos estudantes.

     Compreende-se que a maioria das aulas digitais deve ser gravada porque, nesse formato, facilita a vida profissional do professor, permitindo flexibilidade às famílias para login e utilização da plataforma Plurall em função de suas rotinas.

     Houve muitos investimentos nas ferramentas da plataforma Plurall, que vincula diretamente professores e alunos em função das turmas e da proposta curricular.

     Os encontros gravados produzem melhores resultados para os alunos das séries adiantadas. Os mais jovens, por sua vez, sentem significativa necessidade das aulas e orientações ao vivo. Assim, não desejável que todos os encontros sejam assíncronos (gravados), existindo de modo organizado vários momentos de interação importantes para resolução de dúvidas, interlocução e estímulo.

     Para o ensino remoto, o horário das aulas privilegiou menos encontros, mas com maior duração, respeitando também o maior cansaço dos alunos nessa modalidade. Na prática, se o professor tem duas ou três aulas presenciais distribuídas ao longo da semana, houve concentração de atividades digitais em um dia. Assim, a referência será a seguinte:

Observação importante: Para professores que possuem somente uma aula por semana, o tempo do encontro será sempre menor que o limite estabelecido.

      As aulas serão, mediante escolha de cada docente, enriquecidas, pois há amplo repertório para pesquisa e utilização de recursos pedagógicos, ou seja, conteúdos virtuais como aulas, filmes, documentários, músicas, shows, animações, jogos, desafios, provas resolvidas, exercícios etc., que, presentes ou não na plataforma Plurall, devem ser balizados e adicionados sob responsabilidade dos professores. Para que possam ser válidos, devem agregar desenvolvimento à programação curricular estabelecida e necessitam obrigatoriamente pertencer ao registro do planejamento docente.

     No portal Anglo, os professores contarão com a ESCOLA 24 horas com 6.022 conteúdos digitais do Ensino Fundamental (anos iniciais) ao Médio, disponíveis até 30 de junho e em diferentes formatos: podcasts, videoaulas, histórias, conteúdos interativos, jogos, laboratório virtual e textos com temas atuais.

     Outra ferramenta a destacar é a Matific, projetada para reduzir a ansiedade das crianças de educação infantil ao sexto ano do ensino fundamental no aprendizado de Matemática, garantindo que dominem os tópicos necessários, desde a adição até longas divisões, frações e noções estatísticas básicas. Alinhado à BNCC, o programa impulsiona o desempenho dos alunos durante as aulas e em atividades extraclasse. A Matific é oferecida de maneira integrada ao conteúdo acadêmico do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e todas as atividades estão alinhadas com os conteúdos do material didático. A plataforma estará disponível até o dia 30/06/2020.