E) Orientações técnicas e disciplinares

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E DISCIPLINARES:

Garantir ambiente silencioso e iluminado para recepção das aulas.

Embora as atividades sejam acessadas pelo celular, de preferência, usar notebook e computador.

Acompanhar o horário e a participação das aulas, incentivando que tarefas e avaliações sejam realizadas com qualidade, merecendo a devida atenção, concentração e pesquisa.

Até o sexto ano do ensino fundamental, é necessária a presença de adultos auxiliando, conforme orientação recebida dos professores. A partir do sétimo ano, privilegiar a autonomia e protagonismo das crianças e jovens.

Orientar o filho a usar o banheiro e beber água ou se alimentar nos intervalos.

As aulas, ao vivo (síncronas) ou gravadas (assíncronas), estarão disponíveis para o aluno no dia e hora previstos pelo horário da Escola digital. A equipe poderá adicionar plantões de dúvidas, conforme o desenvolvimento dos trabalhos, informando com antecedência.

Nas transmissões ao vivo, podem acontecer dificuldades de participação do aluno por motivos técnicos na residência ou na banda de conexão. Nesse contexto, não se deve pedir via chat ou ClassApp o auxílio dos professores, pois eles estarão focados na aula.

Para situações de instabilidade da plataforma ou problemas de login, a reclamação deve ser dirigida via ClassApp à Escola, que terá equipe de apoio disponível.

As aulas on-line serão gravadas e integralmente e disponibilizadas em até quatro horas. O intervalo estimado de espera é normal, pois esses arquivos de vídeo são pesados e demoram para ser carregados na plataforma.

Durante a transmissão, os estudantes devem desligar os microfones, gerando maior conforto acústico, acionando-os somente nas ocasiões de interação solicitada ou de dúvidas. Pode ser também que, por motivos de agilidade da comunicação, conforme o contexto, haja a solicitação para desabilitarem a câmera.

Manter a comunicação de áudio desligada é uma atitude de respeito com o grupo. Diante de uma negativa, o professor poderá desativar o microfone do aluno ou mesmo excluí-lo da aula, principalmente em situações de indisciplina.

No ambiente digital, alunos e seus responsáveis devem ter plena ciência de que não são admitidos comportamentos de bullying nos grupos e turmas, cabendo comunicação à Escola para registro e intervenção.

Nas aulas on-line, o login na plataforma deve ser feito pela conta estudantil. A conta dos responsáveis permite acessos a relatórios e não às atividades dirigidas aos alunos.

É permitida a participação somente dos alunos da turma. Ao término da aula, o professor fechará a sala depois que todos encerrarem a conexão.