F) Avaliação

AVALIAÇÃO:

     Normalmente, a Escola trabalha com avaliação formativa/processual na Educação Infantil e Ensino Fundamental, e com normativa/classificatória, principalmente por meio de testes, da terceira série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Porém, ambas podem ser utilizadas em todos os segmentos da educação básica, desde que se defina onde se quer chegar, estabelecendo critérios e procedimentos, inclusive aqueles referentes à coleta dos registros da aprendizagem dos estudantes, podendo valorar como nota.

     O desafio da Escola digital exige a utilização de procedimentos de avaliação formativa/processual, uma vez que modo normativo/classificatório estará em ambiente de difícil controle do professor, por meio das provas on-line, onde pode ocorrer livre consulta e não se assegura o sigilo e a postura dos alunos.

     Na Escola Digital há ferramentas síncronas nas quais o professor e o estudante estão sincronizados ao mesmo tempo, como nas videoconferências ofertadas dentro do Plurall, via “Hangouts meet”; e assíncronas, aquelas nas quais o aluno e seus responsáveis, diante de alguma ação para realizar, recorrem ao Plurall, por exemplo, para buscar tarefas, realizar testes, baixar arquivos de conteúdo, e postar devolutivas aos professores. Ambas poderão ser utilizadas como instrumentos de avaliação diferenciada.

ATENÇÃO:

     Principalmente para Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Escola organizará dias separados por turmas para receber na secretaria material de revisão dos professores (cadernos, apostilas, pasta de tarefas), Iniciaremos as atividades da Escola digital aplicando em função diagnóstica as provas P1 e P2 destinadas aos alunos de terceiro ano do ensino fundamental à terceira série do ensino médio.

     Para o Ensino Fundamental II, considerar também os relatórios de acompanhamento no Plurall sobre a realização das tarefas de dose mínima e para leão e, para o Ensino Médio, as tarefas mínimas e complementares no link Aula dada, aula estudada que apresentam o “canto de lousa” com aula expositiva do conteúdo abordado no exercício e resolução comentada e o suporte de plantão de dúvidas on-line a partir do sexto ano do Ensino Fundamental.

     Esperamos retornar com as aulas presenciais nas primeiras semanas de julho. Nesse contexto, cada turma será avaliada por disciplina em função da programação curricular desenvolvida, retomando o modelo normativo e classificatório de avaliação. Dessa forma, a média semestral calculada valerá para primeiro e segundo bimestres.