Fundamental II - Café com História

Fundamental II - Café com História - 18/08/22

Fundamental II - Café com História
"Que é, pois, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; mas se quiser explicar a quem indaga, já não sei." (Santo Agostinho em _Confissões_ )
O estudo da História, às vezes, aparenta ser um conjunto de datas, acontecimentos, coisas que pessoas distantes, no tempo e no espaço, fizeram. No entanto, essa compreensão está distante do objeto da disciplina. O conceito de tempo é de difícil definição, mas o objeto da História, segundo Marc Bloch, é "uma ciência dos homens no tempo" e no tempo existimos e formamos nossas personalidades. Nossa família, nosso sobrenome, nossas escolhas, isto é, nossa história nos torna únicos. Essa história individual não está distante da História que é pesquisada na academia e que compõe livros e apostilas.
Neste dia 16/08, adiantamos a comemoração do dia do Historiador (19/08) e desenvolvemos um *café com História*. Os discentes foram divididos em grupos com seus temas e deveriam trazer alimentos que consumimos atualmente, mas que se relacionavam com o conteúdo trabalhado em sala.
O *6° ano* relacionou com a cultura indígena, trazendo derivados da mandioca (Tupi), derivados do milho (Incas) e do cacau (Astecas).
O *7° ano* trouxe especiarias e frutas, relacionando com as Grandes Navegações e o início da globalização.
O *8° ano* desenvolveu o ciclo do Açúcar, contemplando todo o processo de produção desde a cana até o açúcar cristal, bem como os doces desenvolvidos nos engenhos como goiabada, bananada etc.
O *9° ano* serviu café com leite, relacionando com a política da Primeira República, além de trazer Leite Moça, referência à propaganda veiculada pela marca durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
Assim, os alunos puderam compreender como a História está presente em nosso cotidiano.
Muito obrigado a todos alunos, famílias, gestores, professores e funcionários que possibilitaram essa vivência.